XAT ONLINE



Get wiiwbfs chat group | Go to wiiwbfs website

USE O XAT COM EDUCAÇÃO OU SERA BANIDO!
COMENTÁRIOS "NON SENSE" OU EM TÓPICOS ERRADOS SERÃO IGNORADOS E EXCLUÍDOS.
ACESSE GERADORES DE LINK PREMIUM AQUI ACIMA DO XAT E BAIXEM GRÁTIS NA VELOCIDADE MÁXIMA DE SUA CONEXÃO.

PESQUISAR NO BLOG



[FicaADica!] - Jogos de Nintendo Wii - WBFS & ISO


 Os formatos mais populares para download de jogos de Wii é o wbfs e a imagem iso. E por isso nessa postagem falarei apenas desses dois formatos.

Antes disso, falarei sobre a estrutura do arquivo dos jogos de Nintendo Wii.

Todo os discos de jogos de Wii, oficialmente, são compostos por duas ou três partições e o filler:
 - Partição U = update. Responsável pela instalação e/ou atualização oficial das IOS que possam ser necessárias para rodar o jogo contido no DVD e/ou pré-instalação de canais oficiais e/ou atualização de canais oficiais e/ou atualização do sistema.
OBSERVAÇÃO: Se seu Wii for desbloqueado(lembrando que nem todo Wii desbloqueado roda DVD gravado) e ao colocar na leitora do Wii um DVD original ou gravado aparecer no Disc Channel a mensagem System Update, não faça. Quando isso acontecer, retire o disco, use o aplicativo Pimp my Wii mais atual, execute a opção Peform the test and fix problems, também instale o Priiloader e ative a opção que bloqueia atualizações pelo Disc Channel. No caso de DVD gravado é possível excluir a partição U antes de gravar o jogo usando o programa Wii Backup Manager e evitar tudo o que falei antes.
 - Partição G = game. Essa partição possui o jogo propriamente dito. Literalmente. Pode ter poucos megabytes até vários gigabytes.
 - Partição C = channel. Pouquíssimos jogos tem essa partição. Possui os arquivos necessários para a instalação de um canal atalho podendo ser encontrada em jogos como Mario Kart Wii, Rabbids Go Home, Wii Fit, Wii Fit Plus e talvez em outros que no momento desconheço.
 - Filler = enchimento. É responsável por preencher o espaço que as partições, mencionadas antes, não preencheram para completar a capacidade total de armazenamento de um disco de DVD.

 Em isos baixadas do jogo Super Smash Bros. Brawl já vi que algumas possuem a partição O mas nunca soube para que serve e se é oficial. Se alguém souber deixe nos comentários.

IMAGEM ISO
 Originalmente, jogos de Wii podem vir em DVD de uma camada com 4,7GB(4,38GiB) ou em DVD de dupla camada com 8,5GB(7,92GiB), e quando convertidos para imagem iso, dependendo se é DVD uma ou duas camadas, todos os jogos sempre terão 4,7GB(4,38GiB) ou 8,5GB7,92GiB). Isso porque as imagens iso de Wii possuem filler(enchimento) que em muitos casos a imagem iso pode ter mais filler do que arquivos do jogo o que acaba ocupando muito espaço ao se armazenar jogos de Nintendo Wii nesse formato.

WBFS
 Formato utilizado e criado para os USB Loaders, diferentemente do que muitos pensam, não representa a compressão ou ripagem dos arquivos do jogo. Na verdade, o arquivo wbfs possui todos os arquivos do jogo em seu estado original e nele é eliminado apenas o filler (enchimento), que tem nas imagens iso, e que em alguns casos resulta em reduções de até 99% do tamanho.
 Tem quem prefira retirar as partições U e/ou C presentes nos jogos mantendo somente a partição G o que pode resultar em uma redução de ate 200MB, dependendo do jogo, no formato wbfs. Lembrando que não será possível reverter a exclusão, para isso será necessário baixar novamente o jogo que possua as partições U e/ou C.

DICA: Para abrir, converter, gravar, transferir jogos de Wii em qualquer formato e muitas outras ações recomendo sempre utilizar o Wii Back Manager.

Espero ter ajudado.

94 comentários:

  1. gostaria de saber se é melhor gravar os jogas (wbfs) no HD como partição UG ou so G, pois eu posso economizar uns 100mb de cada jogo tirando a partição U deixando so a G.
    caso eu tire de todos os jogos a partição U. Isto afetaria em algo?
    O que vc acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão não é ser melhor ou pior e sim uma decisão de cada em querer economizar ou não um pouco mais de espaço já q não afeta a partição G que contem o jogo. Mas se vc usa nand emulada é recomendado manter a partição U.

      Excluir
  2. esses jogos wbfs pode ser gravados em midias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim mas recomendo retirar do arquivo antes a partição update para nao ter problemas pois mantenho todas particoes pq rodo por hd

      Excluir
    2. Eu ja tentei usar esse programa ai faço todos os passos e tal formato e ai faço a transferencia mas qdo vou ver no pen driver nao tem nada sendo que no wbfs aparece que o jogo esta la. O que pode ser?

      Excluir
    3. As vezes alguns pendrives sao problematicos no wii, teste em outro pen drive. Se não resolver use pimp my wii e atualize seu usb loader gx.

      Excluir
  3. como faço isso e com qual programa pode me dar uma dica agradeço desde de já pois sou novo no mundo do nitendo wii

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mano, primeira coisa: tem que ter o Homebrew Channel instalado.
      Depois, instala o USB Loader GX (se for rodar a partir de HD externo NTFS ou pen-drive FAT32).
      Pra colocar os jogos no HD, usa o Wii Backup Manager. Abre a ISO do jogo ou o arquivo WBFS (no programa) e copia pro Drive. Também dá pra importar jogos de DVDs gravados pra WBFS.

      Excluir
  4. e com qual programa eu uso pra gravar em dvd

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O objetivo principal do blog é download de jogos e indico as vezes procedimentos ou programas mas não tenho paciencia e nem disponibilidade pra ficar ensinando passo a passo como fazer cada coisa pois facilmente vc acha na net. E no texto acima é dito o programa e é so vc explorar as opções do programa pra descobrir pois é tudo intuitivo e esta em portugues. Visite o blog wii system e no youtube o canal mhanollo ghames q vc tera resposta para quase td sobre wii. Espero ter lhe esclarecido

      Excluir
  5. no caso do jogo em formato .WBFS; como faço para rodar os jogos pelo USB LOADER, e o mesmo processo que o jogo em .ISO?

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, tenho um wii comprado no Brasil e não está desbloqueado. Comprei um wii fit que trouxeram de Londres e quando coloco ele no console não lê. Tem alguma coisa que eu possa fazer ou não tem jeito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O wii tem trava de região e ao q td indica seu console deve ser americano(ntsc) e o jogo é europeu(pal) e eu só vejo 2 soluções: conseguir/comprar o jogo americano ou desbloquear o wii pois assim vc baixa o jogo americano e joga

      Excluir
  7. Sabe dizer se um wii desbloqueado apenas por software é possivel fazer um macete pra ele funcionar dvd´s, e se tiver, onde posso achar um tutorial

    vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o meu mesmo funciona DVDs tranquilo.
      Basta você instalar o USB Loader GX e as cIOSs 249 e 250 que vai tudo de boa.

      Excluir
    2. Eu respondi no comentário seguinte ;)

      Excluir
  8. Eu gostaria de saber se tem como rodar dvd em um wii desbloqueado apenas por software?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só modelos antigos de wii com softmod rodam jogos gravados em dvdr pela própria leitora do wii ou se tiver modchip. Pega uma iso, grava em um dvd e vê se o seu roda.
      Tem quem use uma leitora externa de dvd mas o valor e a praticidade nem compensa, sai melhor comprar um pendrive ou hd externo.

      Excluir
  9. Boa tarde amigo estou com um probleminha, tenho um Nintendo Wii desbloqueado, esta em ótimo funcionamento o problema e que quando vou jogar algum jogo "isso pelo HD externo" roda de boa so que aguando e pra volta pro menu do will ele fica em tela preta, e so sai quando desligo o console . isso so acontece com jogos que estou baixando pq com os jogos que o cara da loja coloco como zelda e mario galaxy volta normal pro menu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Observe a região do jogo, isso geralmente acontece com jogo da região pal qndo seu wii é ntsc.

      Excluir
    2. vlw brother, vou testa aque.

      Excluir
  10. Eu tenho uma dúvida, eu comprei um Wii (versão 3.4U, placa LU39) que não é desbloqueado (pelo menos não tem HBC nem nada no System Menu, e o console foi comprado nos EUA em um Walmart, e a antiga dona me falou que não fez nenhum procedimento de desbloqueio), mas roda jogos gravados em DVD (uns que eu baixei daqui, no caso o F1 2009 e o Trauma Center) tranquilo, mas outros são reconhecidos pelo Disc Channel, mas na hora de iniciar não passam de uma tela preta (como o JD2016 que eu baixei daqui do site, e o Super Mario Galaxy 2, que eu tenho original). Li em vários lugares que eu poderia fazer um update pela Nintendo, ou aqueles em jogos (como o jogo do Michael Jackson), para que jogos mais recentes possam rodar, porém outros lugares dizem que pode brickar o Wii. Qual conselho você pode me dar??? Desde já, agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguns wii antigos tem capacidade de ler discos gravados sem ter nenhum tipo de desbloqueio. Eu só atualizaria se estivesse lacrado. Como já foi usado nunca se sabe exatamente o q podem ter feito. O ideal é instalar homebrew, bootmii priiloader e fazer um backup da nand. Após isso fazer update e caso algo dê errado seria possivel retornar ao estado q tava antes do update. Me procure a noite no xat q lhe ajudo no procedimento.

      Excluir
    2. Tem que ver se o seu Wii tem Priiloader ou Preloader. Se tiver, é melhor só atualizar as cIOSs.
      Pra ver se tem:
      Aperta o botão Power, e depois mantenha apertado o Reset.
      Se aparecer um menu, pode esquecer as updates.

      Excluir
  11. Olá, eu tenho um wii q roda os jogos através de um leitor externo de dvd, porém gostaria de poder jogar através de um hd ou usb externo. A dúvida é, eu consigo desbloquear ele novamente apenas realizando esses tutoriais de destrave por software que encontramos na net? Não preciso remover esse desbloqueio? Vlw!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc não tem q redesbloquear. Vc so precisa utilizar um usb loader.

      Excluir
    2. É só usar um loader, pois o Wii já tá desbloqueado.
      Eu recomendo o USB Loader GX.

      Excluir
  12. OLá.
    Como faço para instalar jogos de Game Cube no Hd externo para serem lidos no wii via USBLoader?
    Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa parte eu ainda não tenho muito conhecimento e tambem não é o foco do blog. Pesquise por nintendont pois é por ele q é possível rodar game cube no hd.

      Excluir
  13. pq meu wwi não da cor na pagina pricipal só depois q boto o jogos a rodar usb loader ai mudo la e o jogo vem colorido mais a tela no inicio não fica colorida e um wii 4.3e

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca vi isso mas deve ser incompatibilidade entre o sistema de cores entre sua tv e o wii. Veja se sua tv tem opção de sistema de cor pal, ntsc e automático.

      Excluir
    2. ja liguei em varias tvs e fica sempre em preto branco ate as capas dos jogos so vem cor depois que mudo la por dentro dos usb loader atualmente ta ligado em um tv de led atual vi na net vários casos mais nem uma solução o wii ta ligado com cabo av nao sei se com cabo compone-te ia resolver.se souber algo me avise pf so novato com wii mas já desboquei ele no começo da semana e ainda não sei usa bem o usb loader e neogama outra coisa da pra misturar os dois formato no pendrive a iso mbfs no desde já agradeço gostei do blog tenhgo muitas perguntas ainda mais vo na manha

      Excluir
    3. Tinha mesmo problema com cabo AV, uso o cabo COMPONENTE e fica colorido normalmente.

      Excluir
    4. Na verdade não problema no cabo e sim o sistema de cores q ao usar componente ou hdmi não apresenta pq o video não é composto como no cabo av.

      Excluir
  14. Olá amigo, você já viu este BUG em algum Wii ? eu tenho um Wii Japones 4.3J e já tentei formatar ele, restaurar várias vezes, ele até restaura, fica como se estivesse zerado, mas ao tentar gerar a LetterBom pelo site, o tentar rodar no console, o mesmo trava, congela, não sai do lugar obrigando a desligar o aparelho, ele simplesmente é "indistravavél" inventei esta palavra agora, sinceramente nunca vi isso, pior que sem o HomeBrew não consigo rodar downgrade, mudança de região nada que em teoria possa resolver o problema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc ta com problema na ios q instala o homebrew. Me procura no xat q te ajudo a resolver.

      Excluir
  15. como faço para gravar jogos no hd em formato fat 32?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Use wii backup manager. Na aba drive 1 selecione o hd, na aba file adicione o jogo, selecione e depois va em transferir para drive 1.

      Excluir
  16. Boa tarde. O USB Loader não roda jogos com tamanho acima de 4,70GB, da uma tela preta e pede para retirar o dvd, ao que me parece são jogos que viam em DVD de camada dupla. Como resolvo isso? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por dvd não sei dizer pq nunca testei e não tenho nenhum jogo original ou gravado de dupla camada. Por usb roda perfeitamente. Se é por dvd certifique se sua gravadora suporta esse tipo de gravação e obvio use dvd dupla camada.

      Excluir
  17. Da para colocar varios jogos na pen.
    Ou apenas um
    Bgd

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A quantidade depende do tamanho do jogo e do tamanho do pendrive.

      Excluir
  18. Olá, como eu consigo colocar a foto do jogo la no HD para qdo eu estiver a escolher um jogo em escolher pela capa. eu wii é desbloqueado e jogo pelo HD, aprendi como colocar os jogos, mas la na TV aparece um ponto de interrogação. Me ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se seu wii tiver conectado e vc tiver usando usb loader é só apertar 1 qndo estiver no usb loader para baixar as capas.

      Excluir
  19. Mas eu baixo como isso?? no proprio jogo quando eu estiver lá escolhendo o jogo a jogar, ai eu aperto o 1 no controle?

    ResponderExcluir
  20. Existe alguma forma de diminuir o tamanho dos arquivos dos jogos??eu uso pen drive e mesmo no formato ISO eles estão muitos pesados, estão em torno de 4GB cada um, aí está ocupando muito espaço no meu pen drive.

    ResponderExcluir
  21. Eu tenho 1 arquivo iso ... Abro Wii backup manager seleciono ele abre a barrinha de carregando aparece completo e o nome do arquivo fica vermelho e ele não aparece no quadro ao lado que pode ser meu amigo agradeceria se pudesse ajudar já procurei na net e não achei nada que diga isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa iso é invalida ou esta corrompida. Refaça o download ou baixe de outro lugar.

      Excluir
    2. baixei hip hop dance experience desse blog, demorei pacas, dias mesmo de tão grande e no fim das contas deu o mesmo problema q vc citou. então, não recomendo em hipótese alguma o blog https://www.torrentgamesps2.info/lista-games-wii/

      Excluir
  22. amigo ! não consigo rodar os jogos pelo usb Gx e nem pelo Wiiflow. No Usb Gx apresenta um erro no pendrive, no Wiiflow simplesmente não aparece os jogos. O mais curioso, é que consigo rodar tudo 100% no NeoGamma R9, isso já descarta problemas nos jogos ou pendrive... Instalei todas as Ios e cIos possíveis e nada de funfar. O que pode ser ? O pendrive foi formatado pelo WBFS Manager devidamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As ios e loarder devem estar atualizados e instalados corretamente para funcionar. Tenta usar em fat32 e wii backup manager para passar os jogos.

      Excluir
  23. Ola!Bom dia!Eu nao entendo muito de video game.estou procurando entender pq meu irmao de 12 anos esta procurando um.Porfavor,alguem me informe qual a diferenca do nitendo wii para o nitendo wii u e quais os jogos q cada um pega.obrogada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wii U e wii são consoles diferentes assim como o ps3 é diferente do ps4. O wii u saiu dpois do wii e o interessante do wii u é q ele consegue rodar o jogos de wii. Sobre valores, são bem diferentes pois o wii u é mais atual e com mais desempenho.

      Excluir
  24. tenho um wii(usa) e a muito tempo desbloquiei ele para cartão de memoria. A muito não jogava ele pois havia comprado um xbox one, porem me deu vontade de jogar mario novamente. a minha duvida e se tem alguma forma de gravar jogos como smashbros ou supermario bros pois baixo estes jogos e eles não abrem no meu wii

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A forma de rodar esses jogos é igual a todos os outros. Transfira para o pendrive ou hd com o wii backup manager e rode pelo loader atualizado.

      Excluir
  25. Olá, comprei um Wii já com HD, ele está particionado em três discos, disco g com aproximadamente 100mb pra instalação de loaders, disco f com 300 g pra instalação de jogos em wbfs e mais uma partição de 5 GB que não tem nd e o game não lê quando coloco aplicativos nele, então, pra que serve essa partição de 5 GB?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não faço ideia mas o ideal é vc usar usb loader gx pra rodar os jogos de wii, transferir tudo para o pc, usar uma unica partição em fat32 e copiar tudo de volta(use wii backup manager).

      Excluir
  26. boa tarde..tenho um wii destravado, uso midias nele pelo driver do aparelho mesmo, se eu baixar os jogos por esse site e gravar no dvd é p funcionar normal? e outra nao tenho programa nenhum instalado nele, o rapaz q era o antigo dono disse apenas q ele é destravado e q é só colocar o dvd e esperar aparacer a imagem na tela e jogar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mas por rodar por dvd se certifique sempre de tirar a partição update da iso antes de gravar. Use wii backup manager para retirar o update e para converter pra iso caso esteja em wbfs.

      Excluir
  27. Muito obrigado e uma saudação à comunidade da Venezuela. Se estiver mal escrito, culpa o google tradutor jejejeje

    ResponderExcluir
  28. Boa tarde tenho um Wii 4.3 Japonês e tenho o homebrew o NeoGamma R9 , porém não consigo mesmo acessar a internet , meu sobrinho esta jogando o mesmo jogo a anos , queria poder dispor dos recursos da internet na vi milhares de vídeos e mesmo assim não consigo acessar , ele mantem mais ou menos 4 ou 5 tipos erros diferentes quando concerto um aparece outro o mais comum é o erro 31530 entre outros oque fazer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neogamma só é ainda usado por quem usa leitora externa para rodar dvd pirata. Se vc não roda jogos assim passe a usar o usb loader gx. Nunca faça system update e use pimp my wii 2.32 para corrigir erros do seu wii.

      Excluir
  29. Bom dia, tenho jogos wii em formato rar, como faço para transformar em wbfs? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Use winrar pra extrair o jogo do rar e depois use o wii backup manager para transferi pro seu hd de jogos ou pendrive de jogos

      Excluir
  30. Boa tarde , eu n tenho PC , e meu Wii e desbloqueado 4.3u . tem como eu baixar jogos e colocar no microsd do celular e depois colocar no SD do Wii?

    ResponderExcluir
  31. Tenho uma dúvida. Meu wii esta desbloqueado e rodando alguns jogos pelo hd. Porem nao esta rodando mario galaxy e nem monster hunter tri.
    Eu destravei ele e instalei o homebrew Channel e usb loader Gx.
    Instalei o botini mas nao consegui usar o pimp my wii porque sempre trava quando vai procurar os erros. (Fica em 1/27) e nao sai disso. Podem ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos os jogos so rodarão se as ios e loader estiverem atualizados. Qndo não consegue atualizar ios pelo pimp my wii vc pode usar o metodo do modmii

      Excluir
  32. Amigo comprei a pouco tempo o wii desbloqueado para rodar esb , mas o black ops aparece apenas loading e não abre ,sabe dizer o que acontece?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No post desse jogo aq no meu blog vc encontra a solução e explicação

      Excluir
  33. dá pra gravar jogos de wii no DVD de 4,7GB por esse app?

    ResponderExcluir
  34. Me ajude... Faço todos os procedimentos corretos para transferência de jogos para o meu pen drive, formato ele antes , passa os jogos, tudo ok. Quando conecto no wii e acesso o usb loader 3.0 até ai beleza, seleciono o jogo que quero joga, quando eu aperto na figura do cd para jogar trava ou volta no menu principal... Help

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passe pimp my wii 2.32 e use usbloader gx atualizado. Aq no blog tem post disso.

      Excluir
  35. Adm,eu gostaria de saber o que é a partição wbf1,pq quando eu baixei o just dance 2018 por torrent,veio com 2 arquivos ao inves de uma,vc pode me explicar isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é qndo o wbfs é divido para ser usado em formatação fat32. Use sempre wii backup manager q não importa o formato e formatação q ele deixara o arquivo de modo q o wii reconheça

      Excluir
  36. baixei jogos aqui e ficaram em 4 partes wbfs, como faço pra juntar? usei o rar e o arquivo fica com 1.6 a 1.8 giga, é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Normal. Transfira pro hd ou pendrive com o wii backup manager.

      Excluir
  37. Oie, eu tenho um HD ja com jogos do Wii. Porém gostaria de adicionar mais jogos. Ao tentar fazer isso utilizando o programa manager ele só adiciona se formatar o HD antes. Gostaria de saber se há possibilidade de somente adicionar mais jogos sem precisar da formatação pois o HD já está no formato do vídeo game. Obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é pq vc deve ta tentando usar o wbfs manager. Recomendo vc usar wii backup manager

      Excluir
  38. Tenho um jogo do super mario wii ele é muito grande queria gravar num dvd de 4,7 gba.da para fazer isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia o post para entender sobre arquivo de jogos de wii.

      Excluir
    2. Nunca gravei dvd para o wii sempre joguei por hd, mas a iso de new super mario wii cabe em dvd de 4,7.

      Excluir
  39. Meu Wii ta rodando jogos somente com partição ug Se tiver só a g ... Vc já viu isso já fiz todos os processos usei pimpy my wii fiz o processo de systemcheck e modmii e nada só roda com as duas partições ug?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desconheço motivos q façam um jogo não rodar qndo esta sem partição U. Se vc joga por usb, use usb loader gx atualizado, transfira o jogo para seu pendrive/hd do wii usando wii backup manager. Qlq coisa manda teu email e nos falmos mais.

      Excluir
  40. Olá.. tem jogos traduzidos que já estejam em formato WBFS? Pois estou sem pc e consigo passar com o celular, mas apenas se já estiver em WBFS

    ResponderExcluir